astronomia,

Observação - Dia 16 de Outubro 2010

Daniela Filipe Bento Daniela Filipe Bento Seguir 21 de outubro de 2010 · 1 min read
Partilha

Neste dia, consultando a informação na Internet, verifiquei que havia manchas solares e, decidi tentar mais uma vez tirar algumas fotografias.

No continuar desta pequena descrição, mostro alguns resultados da sessão.

Alguns dados úteis.

Observação:

  • Local: Casais da Lapa - Cartaxo

  • Hora: ~ 12h30m

  • Céu Limpo

  • Aproximadamente 20 ºC

Equipamento:

  • Telescópio: Newtoniano 200mm (8”)

  • Montagem: Equatorial EQ-5

  • Oculares: 25mm e 10mm + Barlow 2x

  • Fotografia: Canon EOS 400D

Haviam 3 manchas visíveis, identificadas pelos números: 1112, 1113 e 1115. A mancha que obtive melhor contraste visual foi a nº 1115, apesar de ter alguma dificuldade na focagem (reparei, mais tarde, que tinha um parafuso mal apertado no focador) .  A mancha nº 1112 era um pouco ténue, apesar de se conseguir alguma definição usando a ocular de 10mm.

Por esquecimento, acabei só fazendo fotografia de projecção, usando a ocular 25mm nas duas primeiras fotografias e a de 10mm + Barlow 2x, na terceira. Os resultados obtidos foram os seguintes (entre muitas outras fotografias, claro):

Manchas Solares

Manchas Solares

Manchas Solares - Detalhe

À noite, cerca das 21h, decido voltar às fotografias, mas agora, à Lua.

Novamente, com o mesmo equipamento e, após muitas fotografias, eis que consegui o meu primeiro mosaico da Lua. 40 Fotografias no total, 2GB tamanho do PSD (Ficheiro Photoshop)  e algum tratamento:

Lua

Não pude deixar de apontar para Júpiter e, assim perceber, que a atmosfera começava a ficar com alguma instabilidade e, estou com os espelhos do meu Newtoniano a precisar de alinhamento. Ainda assim, e ainda com alguma dificuldade a focar, deu para ver bem as bandas de Júpiter e inclusive, distinguir a Grande Mancha Vermelha e, claro, ver um pouco do trânsito de Ganímedes. Foi com algum gosto que consegui esta imagem, um pouco má, mas suficiente para perceber estes dois detalhes (coloquei uma referência visual à simulação apresentada no calsky.com).

Júpiter

Daniela Filipe Bento

Escrito por Daniela Filipe Bento Seguir

escreve sobre género, sexualidade, saúde mental e justiça social, activista anarco/transfeminista radical, engenheira e estudante de astrofísica