LEITURA,

Leitura - O sonho de Descartes - O mundo segundo a Matemática

Daniela Filipe Bento Daniela Filipe Bento Seguir 25 de janeiro de 2013 · 1 min read
Partilha

O sonho de Descartes - O mundo segundo a Matemática é um livro de Philip J. Davis e Reuben Hersh, publicado em 1986.

Este livro retrata uma sociedade matematizada ao estilo do que Descartes sonhava na sua época. É um livro com muito conteúdo histórico sobre a evolução das Ciências da Computação. Retrata tópicos como o nascimento dos primeiros sistemas computacionais à vida diária de um programador.

São 6 capítulos (divididos em subtemas) que nos dão elementos sobre a construção de uma matemática globalizante. Um dos aspectos que achei interessante foi as referências às questões de ética levantadas pela investigação e pelos modelos de ensino que estavam em vigor na época.

É explicado, de uma forma bastante clara, como os computadores foram introduzidos na nossa sociedade e o quanto estamos dependentes dos mesmos, não conseguindo evoluir de outra forma. Conclui-se que estes têm uma presença que é impossível de eliminar, pelo menos no estádio actual do mundo.

Apesar de ser um livro com alguns anos, retrata bem aquilo que ainda é a realidade presente, pelo menos, na maioria dos aspectos abordados. É certo que a visão se alterou durante os últimos anos, mas não o suficiente para não nos identificarmos com o que está neste livro.

É uma leitura que recomendo aos curiosos, não é um livro demasiado técnico, mas também não é simples o suficiente para ser aborrecido.

Para quem está na rede GoodReads aqui fica o link: O sonho de Descartes - O mundo segundo a Matemática.

Boas leituras,

Daniel Bento

Daniela Filipe Bento
Escrito por Daniela Filipe Bento Seguir
escreve sobre género, sexualidade, saúde mental e justiça social, activista anarco/transfeminista radical, engenheira e estudante de astrofísica