Sobre

Daniela Filipe Bento
Daniela Filipe Bento. Engenheira de Software, estudante de astrofísica e astronomia. Activista pelos direitos LGBTIQ+, direito e justiça social e saúde mental.
última actualização - 20 de setembro de 2020

Sobre mim

O meu nome é Daniela Filipe Bento (Dani Bento), nascida numa pequena aldeia no concelho do Cartaxo, Santarém (Portugal), em 1986. Neste momento sou engenheira de software, estudo astrofísica e astronomia em Lisboa, onde resido desde os meus 18 anos. Estou envolvida em actividade política nomeadamente sobre questões LGBTIQ+ (ênfase nas identidades trans, não-binárias e outras dissidências), direito e justiça social, bem como saúde mental. Aos 34 anos, afirmo-me como mulher trans, não-binária (agénero: demirapariga), pansexual e anarquista relacional.

Foi neste ambiente rural, afastado das grandes cidades e afastado das liberdades pessoais que comecei a desenvolver a(s) minha(s) identidade(s). Um percurso lento e cheio de obstáculos: principalmente depois de ter recebido um diagnóstico de Bipolaridade Tipo I. É nesta época (2004), nesta mudança de contexto e no acto migratório do rural para a cidade, que comecei a ganhar sensibilidade política e a desenvolver-me nesse mesmo sentido. O activismo político começou a fazer parte integrante dos meus dias, procurando sempre o debate e a sensibilização através de perspectivas transfeministas. Tenho participado em diversas actividades, como, por exemplo seminários, conferências, debates, rodas de conversa, tertúlias, workshops a título individual e a título das várias associações e colectivas que represento. Participei, também, na elaboração da Lei nº 38/2018 que concede o direito à auto-determinação de género e expressão de género e à protecção das características sexuais de cada pessoa.

Para além do percurso político, houve outras actividades que me marcaram a forma de ver o mundo. Durante alguns anos fiz voluntariado no Observatório Astronómico de Lisboa, escrevi uma coluna científica quinzenal para o Jornal O Povo do Cartaxo e fui fundadora de um dos maiores blogs de astronomia em Portugal: o AstroPT. Administrei um fórum de CrossDressing (no qual organizavamos actividades). Pratiquei Aikidô durante relativamente pouco tempo, mas o suficiente para desejar voltar. Recentemente fui convidada a escrever o prefácio de um livro: Nós, xs Inadaptadxs. Também já participei em alguns programas televisivos e rádio.

(ver contribuições…)

Percurso Profissional

O meu percurso profissional começa aos meus 20/21 anos, numa empresa de IPTV. Depressa fui avançando nos meus conhecimentos técnicos e com este avanço, procurando oportunidades cada vez mais desafiantes. Este percurso é contínuo, tendo já passado por empresas como Mobbit, SAPO - PT Comunicações, Talkdesk e, actualmente, OLX Group. Tenho trabalhado com diversas tecnologias durante este caminho:

  • Linguagens de programação: Python, C, PHP, Ruby, Java, Lua, ActionScript (Flex), GoLang, JavaScript, Bash Scripting, Mathematica, Matlab
  • Web: HTML+CSS, XML, REST, SOAP, GraphQL
  • Controlo de versões: svn, git
  • Serviços cloud: AWS Services, Heroku, Digital Ocean
  • Adminitração de sistemas Linux/Unix: Apache, nginx, MySQL, uWSGI, Vagrant, VMWare, Docker

Percurso Académico

O meu percurso académico começa com a entrada na Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, no Instituto Superior Técnico, onde tive três anos, não terminando a licenciatura. Já durante o meu percurso profissional, decidi ingressar no curso de Física - Astrofísica e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A minha experiência académica passa por matérias como: Física Computacional, Análise Númerica, Programação, Métodos Matemáticos da Física, Física de Partículas, Cosmologia e Relatividade, Mecânica Quântica, Mecânica Analítica, entre outras.

Actualmente

Neste momento encontro-me a trabalhar no OLX Group e a acabar a licenciatura de Astrofísica e Astronomia. Simultaneamente faço parte da direção da Associação ILGA Portugal e sou, também, coordenadora do Grupo de Reflexão e Intervenção Trans (GRIT) da mesma associação. Também sou secretária da Mesa da Assembleia da associação TransMissão: Associação Trans e Não-Binária e pertenço à colectiva Las Piteadas. Recentemente entrei para um projecto recém criado pela TGEU (Transgender Europe) chamado Trans Health Network. Faço parte da organização do ELLA e tenho trabalhado juntamente com alguns outros projetos, como, por exemplo a AlertMenta: Associação para a Saúde Mental e o blog esQrever. Continuo a participar em diversas actividades relacionadas com o activismo político.

Projectos Futuros

Tenho alguns planos pensados para o futuro, nomeadamente relacionados com a procura de formação académica na área da Psicologia, Sexologia e Educação. Quero escrever um pequeno ensaio sobre vivências trans/dissidências e editar alguns dos artigos deste site. Voltar a praticar Aikidô e ter uma prática de exercício mais regular. Continuar o meu projecto pessoal “Ofertas Trans Friendly” que pretende anagariar uma lista de serviços e empregos que sejam espaços seguros para pessoas trans e não-binárias.

Interesses

Os meus interesses são bastante diversificados. Há uns anos atrás iniciei o meu percurso como aprendiz de fotografia, resultando em três exposições. No último ano comecei a aprender DJing, o que tem sido um desafio enorme. Aprecio boas leituras, prosas, ensaios, prosa poética, livros técnicos ou de ciências sociais. No mesmo sentido, adoro escrever, escrevo muito. Pratico astronomia amadora, ainda que de momento faça sessões de observação muito irregulares. Playstation 1, 2, 3 são, também, uma boa companhia em dias de chuva e frio.

página criada a 18 de setembro de 2020