September 26, 2013

Tinha, já há algum tempo, curiosidade de conhecer alguns textos de José Luís Peixoto (escritor, dramaturgo e poeta português). Decidi que deveria começar pelo livro Dentro do Segredo - Uma Viagem na Coreia do Norte. Apesar do título, sabia que se tratava de um livro sobre uma viagem à Coreia do Norte realizada por Peixoto em virtude da comemoração do centenário de Kim Il-sung e, por este motivo não esperava um livro descritivo sobre a política norte coreana ou qualquer posição ideal, mas sim, uma visão pessoal do que é entrar naquele que é considerado o país mais isolado do mundo.

Dentro do Segredo - Uma Viagem na Coreia do Norte Dentro do Segredo - Uma Viagem na Coreia do Norte

Peixoto guia-nos através de locais da Coreia (do Norte) que se situam no limiar entre a irrealidade e a imaginação. A imagem que é retratada da Coreia (do Norte), desde o momento em que Peixoto decide viajar até ao momento em que finalmente sai das fronteiras do regime,  é surpreendente e incrível, seja do ponto de vista geográfico, natural ou humano. É uma visão pessoal intensa, cheia de momentos que nos levam para o tempo, para o local.

Ainda que a viajem descrita por Peixoto seja produto da sua imagem, da sua visão e da sua vivência, senti que conheci um pouco mais aquele território que aqui, a milhares de quilómetros, nos parece distante, nos parece apenas um local de que se fala na televisão, que se vê na Internet, mas que na realidade pouco ou nada se sabe.

A leitura é bastante agradável, um estilo fluído e simples. São 200 páginas que duram apenas umas horas. Cada capítulo remete-nos para uma paragem nova, uma fotografia nova, um momento único.

A interpretação da mensagem transmitida deve ficar ao critério de cada um, mas sem dúvida é uma boa referência para alguns tópicos. Como é óbvio, o texto não é completamente objectivo em diversas questões, mas trouxe-me algumas questões e alguma vontade de conhecer um pouco melhor este sistema. Concordar ou não concordar, gostar ou não gostar, defender ou não defender, não é impeditivo de conhecer e entender. Acredito que é na compreensão que reside a capacidade de crescer.

Poderão ver mais informações sobre o autor na sua página pessoal em www.joseluispeixoto.net.

Boas leituras,

Daniel Bento

Ano 2019, em revisão...

Com o fim do ano vêm **momentos de reflexão e balanço** do que foi o ano que passou. Escrevia o ano passado, no primeiro dia de janeiro:>...… Continue reading

A luz

Published on December 17, 2018

Eram uns dias de sol...

Published on November 16, 2018