November 03, 2013

Este livro já estava na minha estante há alguns anos em lista de espera para ser lido. Lembro-me de ter lido algumas páginas, mas decidi recomeçar.

Gueixa, Uma Vida é da autoria de Mineko Iwasaki e Rande Brown. Adquiri-o uns tempos após ter lido o famoso livro, Memórias de uma Gueixa. Surgiram diversos rumores sobre alguns factos deste último e dado se tratar de um romance percebi que seria interessante olhar para uma perspectiva mais detalhada.

Gueixa, Uma Vida - Capa Original Gueixa, Uma Vida - Capa Original

Mineko Iwasaki, nascida com o nome Masako Tanaka, foi uma famosa gueixa conhecida pelo seu grande desempenho nas artes da dança. Desta cultura, apesar de famosa, pouco ou nada se sabe. São poucos os relatos públicos do interior do sistema.

O livro trás-nos um relato extremamente factual dos elementos que compõem o funcionamento da comunidade de gueixas no Japão. Mineko deixa o que sente e o que pensa completamente fora do contexto da escrita. Desde a primeira página até à última é-nos dada uma descrição detalhada, com todos os termos culturais, os rituais e uma pequena visão do interior destes bairros.

Apesar do livro trazer uma grande quantidade de informação sobre a vida social levada por uma gueixa, os seus passos desde criança, a sua passagem por Maiko e depois para _Geiko, _Mineko deixa-nos um vazio emocional sobre este mundo. Entende-se todas as exigências, os actos, a prática, mas por vezes chega a ser difícil entender se “é bom ou mau”. A autora não nos dá essa informação. Cabe ao leitor avaliar, mas torna-se muito difícil o que também degrada a leitura.

Acredito que a tradução para português também não terá ajudado. Mas fica a intenção. Não deixa de ser um bom livro para ler, mas peca pela falta emocional.

Continuação de boas leituras,

Daniel Bento

Ano 2019, em revisão...

Com o fim do ano vêm **momentos de reflexão e balanço** do que foi o ano que passou. Escrevia o ano passado, no primeiro dia de janeiro:>...… Continue reading

A luz

Published on December 17, 2018

Eram uns dias de sol...

Published on November 16, 2018