March 22, 2013

A Papisa Joana (1996),_ _um romance escrito por Donna Woolfolk Cross, retrata a vida de Joana, a única mulher que conseguiu ascender ao trono papal, numa mistura de factos reais, história e lenda.

A Papisa Joana A Papisa Joana

Em A Papisa Joana, a autora procura que acompanhemos a vida de Joana, desde o seu complicado nascimento até ao último dos seus dias. Joana é uma personagem lendária, as opiniões actuais são controversas em relação à sua existência. Existem muitos membros da Igreja que continuam a negar a sua existência, por outro lado, também existe quem a defenda e que, inclusive, aponte algumas provas.

Ainda assim, existem muitos factos históricos e pertinentes neste livro. Ao retratar a vida de Joana, é feita também uma caracterização de como eram tratadas as mulheres na época, de como a corrupção vingava entre os vários elementos da alta nobreza e clero. Também é retratado de uma forma muito clara o modo como o povo vivia, o nível de iliteracia da generalidade da sociedade (mesmo entre muitos nobres e membros do clero), as péssimas condições sanitárias, as cidades mal tratadas, os locais abandonados, entre outros pontos interessantes.

A informação sobre o século IX é muito escassa. Muitos documentos desapareceram e era uma época dominada por crises. Deste modo, o que sabemos consta de algumas correntes populares e de alguns documentos mal tratados, recentemente achados. O período em que Joana foi papisa será sempre uma incógnita, mas fica para a história a imagem de como alguém pode lutar vincadamente contra a sociedade.

Uma leitura que recomendo, não por uma questão religiosa, mas sim pela simplicidade das descrições e do argumento. Sem dúvida uma peça para quem gosta de alguns factos históricos.

Para mais informações podem consultar o site oficial: http://www.popejoan.com/

Há também um filme, Pope Joan (2009) para quem preferir - existe também um de 1972 com o mesmo nome.

Boas leituras,

Daniel Bento

Ano 2019, em revisão...

Com o fim do ano vêm **momentos de reflexão e balanço** do que foi o ano que passou. Escrevia o ano passado, no primeiro dia de janeiro:>...… Continue reading

A luz

Published on December 17, 2018

Eram uns dias de sol...

Published on November 16, 2018